terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Calendário do Advento *15*



Azevinho

Arbusto de folha persistente, o azevinho nasce espontaneamente na Europa, perdurando todo o inverno.

Pertence à família das Aquifoliaceae, cujos ramos verdes constituídos por folhas brilhantes possuem espinhos afiados, contrastando com os seus frutos vermelhos, bagas ou azevinhos. É um arbusto de crescimento bastante lento que pode durar cerca de 100 anos. Possui flores brancas de pequena dimensão.

Hoje em dia é uma planta muito utilizada nas decorações natalícias, simbolizando amor e esperança. Também é colocada à porta das casas como sinal de protecção.

O seu uso teve origem na Europa, no paganismo pré-cristão. Para os druidas, o azevinho era considerado sagrado. Os celtas usavam a sua madeira para fabricar as pontas das lanças, pela sua dureza, considerando-o também símbolo de firmeza.

Na antiga Roma atribuía-se ao azevinho poderes mágicos, principalmente através do uso das suas flores brancas.

O azevinho também era conhecido em alguns países europeus, como árvore dos sátiros, útil para afastar os espíritos da noite. Também os monges medievais o usavam para espantar os espíritos malignos. Acreditava-se que ter plantada uma árvore de azevinho numa propriedade, a protegia de feitiços negros e maus-olhados.

Em certas regiões da Alemanha o azevinho era utilizado para limpar a chaminé das casas, considerada o centro sagrado da casa, isentando-a de maus espíritos.

Os ingleses, além de o utilizarem como elemento decorativo na época natalícia, usavam a madeira do azevinho para fabricar as asas das chaleiras. (Retirado de "Tradições de Natal")



Em Portugal, é comum encontrar o azevinho nas Serras do Larouco, Barroso, Padrela, Alvão, Marão, Montemuro e Lapa, entre outras regiões florestais. Porém, e devido à recolha intensa das plantas femininas desta espécie, impedindo-a de se reproduzir e colocando-a, consequentemente, na lista das plantas em vias de extinção, o arranque, o corte total ou parcial, o transporte e a venda do azevinho espontâneo é proibido por lei em Portugal desde 1989 (Decreto-Lei 423/89 e Decreto-Lei 254/2009 de 24 de Setembro que revogou aquele diploma).

Tenho no meu jardim um azevinho com cerca de 15 anos e o meu desgosto é que nunca deu uma única baga vermelha. :(


Sissi

Todos os dias até dia 24 de Dezembro, iremos partilhar textos, poemas, frases, imagens, fotos, tradições, receitas, sugestões de presentes, tudo o que se lembrarem não esquecendo o tema: Natal

Baseado nesse desafio adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 


3 comentários:

  1. Olá, querida Sissi
    Hoje, enfeitei um pouco minhas pinhas e pus ao alcance dos olhos na sala e achei lindo! vc postou outro símbolo do Natal que não temos aqui com facilidade... Lindo também!
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Sissi (aqui 8h).
    Gosto destas suas pesquisas que compartilha conosco sobre as
    tradições do Natal.
    Aqui é fácil encontrar pinhas (há um bosque de pinheiros num parque bem próximo), mas
    azevinho creio que não há.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá Sissi
    Por aqui eu nunca vi Azevinho. Temos pinha e na minha região é bastante difícil encontrá-las. O azevinho só conheço mesmo de fotos e mai ler o artigo que compartilhou
    É muito interessante e eu sempre aprendo com sua partilha
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...