segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Chinelos de dedo

Com o calor apetece andar com os pés à vontade e muitos de nós optamos pelas "Havaianas", mas já alguém pensou que estes chinelos, tão bonitinhos para os olhos, são péssimos para os pés?
Pesquisadores descobriram que usar chinelos, além de ser muito perigoso, muda a maneira de andar e essa mudança subtil pode levar a severos problemas nas solas dos pés, tornozelos e calcanhares.
 
O uso casual de chinelo não causa problemas, mas a moda trouxe os chinelos para além dos domínios das praias e invadiram a área das sandálias mais robustas, tornando-se moda durante o dia ou noite. Os chinelos podem parecer mais confortáveis, porque eles mantêm os pés mais frescos. Porém eles não fornecem bom apoio para os pés.

Alguns dos problemas que podem provocar quando usados em excesso, são:
  • Tornozelo: como não têm apoios, facilitam a ocorrência de entorses;
  • Calcanhar: as solas demasiado finas não dão apoio suficiente. O uso excessivo pode causar dores ou uma sensação de ardor;
  • Planta do pé: a falta de apoio para o arco do pé força-o a uma posição pouco natural;
  • Dedos: ao andar, há quem tenha tendência de encolher os dedos, o que pode provocar dores de cabeça, no pescoço e nas ancas.
 
 
As sandálias com alças no calcanhar são mais saudáveis, pois o pé não precisa se contrair para manter o calçado seguro. Estes calçados também oferecem melhor apoio para os calcanhares.
 
Fica a informação, para quem quiser ler mais um pouco, passem aqui ou por aqui.
 
 
 Fonte: www.livescience.com, Institute for preventive foot health, American podiatric medical association, www.cbsnews.com e revista Sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...