sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mudar é preciso !!!!

Há pouco tempo,  quando mudei de um serviço, onde trabalhava à 14 anos, várias pessoas perguntaram-me como tive coragem para fazer isso; considerando que essa mudança foi uma opção, não precisei de coragem, mas sim de vontade.
Da mesma forma, quando digo que os meus dois filhos vieram ao mundo por meio de partos normais, ouço frases de espanto, cheias de pontos de exclamação: “Que mulher corajosa!!!”.
Mas também não precisei de coragem para passar por essa experiência; precisei de vontade. Eu escolhi o parto normal, justamente porque não me agradava a cesariana.
Coragem, eu preciso para matar uma centopeia, uma aranha ou para não dar moeda para aquele arrumador de carros... Para a maioria das coisas, é preciso vontade.
E o que fazer quando ela falta? O que fazer quando o problema não é a falta de coragem, mas sim de vontade?
Falta vontade de mudar certas atitudes, talvez porque não haja motivos suficientes para isso; falta vontade de fazer escolhas que influenciarão apenas a rotina dos outros, e não a nossa; falta vontade de conversar com aquela pessoa que sabemos está sempre contra nós; falta vontade de ir trabalhar, quando o nosso corpo pede descanso; falta vontade de dizer “sim”, quando o nosso coração está dizendo “não”.
Mas acho que  o sinal vermelho acende mesmo, quando passamos a deixar de sentir vontade de fazer o que habitualmente nos dava prazer.  Se só a coragem não for suficiente para concretizarmos certos objetivos, é hora de reavaliarmos os nossos interesses. Comigo aconteceu precisamente isso, deixei de ter coragem para trabalhar numa área que adorava e cada dia exigia de mim uma força de vontade que já não tinha. E quando deixei de conseguir ajudar aqueles que tanto precisavam de mim, cheguei à conclusão que estava na hora de mudar. Mais que coragem , foi preciso muita vontade para mudar para algo totalmente diferente. No meu caso, posso dizer que mudar era extremamente necessário. Mudar não pela mudança em si mesma, mas para evoluir, progredir, não me  deixar acomodar. Tenho medo de um dia, não ter mais vontade de exercer a profissão que tanto adoro; não posso afirmar que isso nunca acontecerá, mas torço para ter força para a continuar a exercer com a mesma vontade e sim... coragem também.
Sugiro que olhem para vossa vida e reflitam: será que vocês estão a progredir ou simplesmente se acomodaram?
Particularmente, cada vez mais costumo fazer essa pergunta a mim própria, inúmeras vezes; mudar não custa, custa é ter vontade de mudar. E afinal lá diz a expressão: "Quem muda, deus ajuda" e é bem verdade, há que acreditar que tudo vai correr bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...