segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estupidez crónica

"A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na rectaguarda para ver."
É bem verdade que este nosso pequeno mundo, é povoado de gente que sofre de estupidez crónica. No dicionário  “estupidez” significa tolice, asneira, indelicadeza, grosseria. Mas na minha opinião estas palavras ficam muito aquém do significado deste substantivo. A estupidez com que diariamente convivemos, é característica dos que se recusam a evoluir.  E isso, não tem nada haver com o grau académico ou a falta dele. Tem haver com pessoas que são estúpidas, mesmo sendo inteligentes.

E agora perguntam vocês: como é possível?
"A universidade desenvolve todas as capacidades, inclusive a estupidez."


O conhecimento que se aprende na escola e também na vida, por meio de fontes variadas, é importante e pode ser a diferença na promoção profissional, social e financeira de alguém.
Mas, mesmo os inteligentes podem ser estúpidos. Muitas vezes, porque recusam mudar de opinião, por pura teimosia. Pessoas inteligentes serão estúpidas, quando não fizerem reflexões sobre o mundo que as rodeia e apenas investirem nas teorias, e as tomarem como verdades absolutas, sem se questionarem.  São estúpidas quando se julgam melhores que os outros, por causa dos mestrados e diplomas que guardam nas gavetas.
O estúpido... o estúpido jamais admitirá  sua estupidez. Ele está ocupado,  a olhar somente para  si mesmo, para o seu pequeno umbigo.
O estúpido não se sensibiliza com a dor do próximo, não é generoso. O estúpido apega-se às coisas, e não às pessoas. Ele não sugere, mas é óptimo para reclamar. Abre a boca para denegrir, jamais para elogiar. São mal humorados. Não valorizam os outros, mas também não se valorizam a si mesmos.
A estupidez torna as pessoas surdas, cegas e mudas. O estúpido não vê ao longe, simplesmente porque não lhe interessa; não ouve nada, que não lhe seja oportuno; não dá opinião, quando necessário.
Pessoas estúpidas acham que o dinheiro os tornam melhores que os outros. Acreditam piamente que são não precisam de ninguém. Rotulam como mau o que não entendem e o livro que nunca leram.
Os estúpidos são chatos, quase insuportáveis, mas no entanto é preciso conviver com eles.
Pensarão, que dura estou a ser, mas a verdade é que estamos rodeados de pessoas que sofrem de estupidez crónica e chega uma altura em que a paciência esgota. Não dá mais!!!

 A juventude envelhece, a embriaguez passa, a burrice se educa, mas a estupidez é eterna. (Aristóteles)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...